Dicas

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e para se destacar em meio a tantos candidatos precisamos ter um bom currículo e saber se apresentar bem em uma entrevista.

Algumas Dicas:

PREPARAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM CURRICULUM

1. PLANEJAMENTO: analisar o q vai ser mencionado e o que pretende atingir, coligir informações e documentos importantes, cargo pretendido, etapas, etc.
2. CUIDADOS: papel boa qualidade / impressão / tipo de letras/ evitar enfeites.
3. LINGUAGEM: maneira clara, formal, impessoal, evitar o uso excessivo do “eu”.
4. OBJETIVIDADE: sucinto, escrever o que realmente interessa
5. GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA: pontuação correta, concordância, abreviações, omissões, escrever a palavra corretamente, estrangeirismos, palavras fora de uso, etc.
6. VISUAL: Respeito as margens, espaços, tamanho do papel com relação as letras, cores, etc.
7. ORDEM DAS INFORMAÇÕES: Conteúdo do resumo, empregos anteriores, formação acadêmica, cursos complementares, etc.
8. INFORMAÇÕES EXTRAS: somente quando for solicitado : pretensão salarial, fotos,assinatura, carta introdutória, referências pessoais ou bancárias, carta de recomendação, etc.
9. DATA: sequência lógica, evitar lacunas e desencontros) Solicitar que uma ou mais pessoas leiam o seu curriculum, de forma crítica.

NO EMPREGO - TODO CUIDADO É POUCO!!!

1. Chegue sempre no horário, se tiver uniforme traga sempre limpo;
2. Mantenha o local de trabalho sempre limpo e organizado;
3. Seja discreto, mas fique atento ao que acontece ao seu redor. Lembre-se de que as pessoas o estarão observando;
4. Não fique acanhado em perguntar.Ninguém vai se importar em ajudar, afinal, é seu primeiro dia. Antes questionar do que fazer errado;
5. Não espere muito de você mesmo. Os outros também não estarão esperando;
6. Mesmo que você não tenha recebido atividades suficientes para preencher seu dia, procure algo para fazer. Ofereça ajuda aos colegas, seja prestativo. Caso não dê certo e você esteja se sentindo inútil, abra o jogo com seu superior e explique que você não gostaria de ficar ocioso;
7. Se perceber um clima de "fofoca" no ar, passe longe. Não comente nem pergunte nada. Você ainda não sabe quem é quem na empresa: está pisando em terreno desconhecido;
8. Não queira mostrar a que veio longo no primeiro dia. Vá com calma, estude bem o ambiente e descubra como as coisas são feitas. Seu estilo deve ser afirmado aos poucos;
9. Em relação ao espaço, cuidado para não invadir a privacidade alheia ou querer palpitar logo de início. Informe-se e evite trazer seu "Kit-escritório", como porta-lapis, caixinhas, fotos, aparelho de som, logo no primeiro dia.

POSTURA E PREPARAÇÃO PARA ENTREVISTA

1. PONTUALIDADE: chegar um pouco antes do horário marcado / planejar o itinerário / sair de casa com folga de tempo / pensar em variáveis de percurso.
2. TEMPO COM ENTREVISTA: procurar saber quanto tempo ficará a disposição da entrevista / não marcar 2 entrevistas num mesmo período.
3. VESTIMENTA E APRESENTAÇÃO: vestimenta adequada, cuidados pessoais: cabelo, barba, unhas, etc.
4. OBJETIVIDADE: sucinto, escrever o que realmente interessa
5. CONHEÇA A EMPRESA PREVIAMENTE: saiba o que a empresa produz, posição que ocupa no mercado, no. de funcionários, planos de benefícios, carreira, compromisso com os clientes, fornecedores e funcionários, etc.
6. CAUSE BOA IMPRESSÃO: sorrir sempre, mostrar-se entuasiasmado, atenção para com os outros, saber ouvir, cordialidade, paciência, compreensão e etc.
7. SITUAÇÃO DE ENTREVISTA: objetividade, clareza, conhecimento prévio dos seus pontos fortes e fracos, sinceridade e manter o controle das emoções. Evitar comentários desnecessários sobre ex-chefes, colegas de trabalho ou empregos anteriores, gracejos, assuntos polêmicos, piadinhas, fumar, etc.

 

Há vários meios de se procurar um emprego através de jornais, sites, indicação de amigos e parentes, agências de emprego entre outros.
Fique atento há algumas "empresas" de recrutamento que cobram valores absurdos do candidato na certeza que irá conseguir um ótimo emprego para ele, mas é tudo mentira.