Cinco Motivos para aumentar a diversidade na liderança das organizações

1. Experiências profundas e inspiradoras

Lideranças diversas têm facilidade para gerar engajamento, representativade e identificação em um grupo maior de pessoas colaboradoras. Ao observar os seus pares em posições de dirigência, indivíduos de grupos minoritários podem desenvolver sentimentos de identificação mais profundos, com um verdadeiro senso de pertencimento e de que “eu também posso chegar lá”. 

2. Retenção de talentos diversos

Pessoas que se identificam com a cultura da empresa tem mais vontade de crescer na companhia. Por isso, a diversidade na liderança tem um papel fundamental na diminuição do turnover e no aumento da retenção de talentos diversos. 

Quando as pessoas colaboradoras têm perspectivas reais de crescimento e desenvolvimento, fica mais difícil quererem deixar a empresa.

3. Decisões inclusivas e inovadoras

Um ambiente de trabalho diverso propicia a inovação. Logo, se os líderes são os principais detentores da cultura da empresa, quanto mais diversidade na liderança, mais debate e inovação é possível gerar com essa troca. 

Além disso, um ambiente de trabalho disruptivo demonstra que a organização está pronta para abraçar o novo. Portanto, a tendência é que as pessoas colaboradoras sintam-se mais seguras para testar, errar, acertar e construir novas possibilidades.

4. Confiança e segurança para pessoas colaboradoras

Um dos itens cruciais para um ambiente de trabalho seguro é a confiança. Ao enxergar representatividades diversas na liderança, as pessoas colaboradoras entendem que aquele é um bom lugar para estar — tornando o ambiente de trabalho mais saudável e valioso.
Ao criar um local de trabalho justo e ético, a empresa também proporciona relações mais respeitosas. Isso faz com que as pessoas colaboradoras tenham a confiança necessária para entregar tudo que são verdadeiramente capazes de ser, fazer e produzir. Com isso, o time se torna mais unido e produtivo.

5. Transformação cultural contínua

Em um mundo cada vez mais mutável, é necessário que a cultura de uma empresa se adapte rapidamente às novidades. Quando a liderança contribui para a criação de uma cultura diversa e inclusiva, isso faz com que o ambiente seja mais forte diante dessas mudanças.