Como funciona a Análise preditiva?
Os dados usados para criar modelos de previsão do fator humano são coletados e extraídos por meio de questionários específicos. Neles, uma pessoa deve responder a algumas sequências de perguntas direcionadas para cada aspecto do comportamento humano e do raciocínio.
O objetivo desses testes é chegar a uma caracterização detalhada do perfil comportamental, de acordo com um conjunto de critérios pré-definidos. Além disso, é possível usar os dados coletados para analisar a adaptação e compatibilidade dos profissionais com cada liderança e modelo de trabalho.
Por meio de um indicador específico é possível avaliar a compatibilidade de equipes ao trabalho híbrido, presencial ou remoto, trazendo um tipo de pontuação para cada pessoa avaliada (remote score).
Dessa forma, consegue-se prever o sucesso daquela pessoa em um determinado cargo ou equipe. Afinal, aspectos como estabilidade, satisfação e engajamento, performance positiva, criatividade e liderança contribuem para a produtividade aliada à felicidade no trabalho.
Para que serve a Análise Preditiva?
Os resultados coletados por meio das análises preditivas são usados para avaliar o potencial de candidatos em processos seletivos. Por isso, servem como base para estruturação de estratégias de desenvolvimento individual e de equipe.
Além disso, a partir das informações armazenadas, é possível traçar um perfil corporativo. Ele permeia a maioria dos colaboradores da empresa e é diretriz para ações voltadas para a cultura organizacional.
Assim, além de garantir o fit cultural entre as equipes, os modelos preditivos direcionam os processos de construção da identidade da organização.