Como o RH pode contribuir com o Setembro Amarelo nas empresas?

O RH pode contribuir muito para a campanha Setembro Amarelo. Implementar práticas organizacionais, buscar formas de fortalecer o Employer Branding, desenvolver a gestão e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores são alguns exemplos de iniciativas que podem ser adotadas.
Vamos conhecer mais algumas dessas práticas?

Implementar feedbacks
O feedback é uma importante ferramenta para a troca de informações e desenvolvimento pessoal. Por meio dele, os profissionais conseguem entender melhor os pontos que podem aprimorar, ter o reconhecimento de suas conquistas e apresentar as suas questões para o outro.
Por meio dessas trocas, um canal de comunicação é estabelecido. No momento da conversa é possível identificar como anda o grau de satisfação do colaborador e as suas expectativas, por exemplo.

Além disso, também é possível reconhecer alguns sinais como falta de concentração, esgotamento, perda de foco, entre outros indicativos. Tudo isso revela parte sobre como está a saúde mental do trabalhador e permite às pessoas ao seu redor oferecerem ajuda.

Investir no desenvolvimento da liderança
Ao investir no desenvolvimento dos líderes, a empresa tem a segurança que eles estarão qualificados para identificar e apoiar suas equipes quando for necessário.
Para isso, a liderança deve ter o olhar atento e a preparação adequada para ouvir e orientar o time. Além disso, deve ter apoio do RH para lidar com situações atípicas ou que demandem mais cuidado com a abordagem sobre o assunto.

Zelar pelo clima organizacional
Cuidar do bem-estar e da saúde mental no trabalho é fundamental, principalmente quando falamos em campanhas como o Setembro Amarelo nas empresas.
Afinal, o modo como os colaboradores, gestores e todos que circulam na empresa percebem e sentem o ambiente influencia em toda a sua rotina e relações. Por esse motivo, é tão importante zelar por um clima saudável, acolhedor e seguro, onde as pessoas tenham condições favoráveis à criatividade e ao engajamento.