Jogos Empresariais: O que são e como revolucionaram o ensino corporativo

Jogos empresariais são elementos de capacitação profissional que auxiliam no aprendizado do colaborador, com a possibilidade de se desenvolver de uma forma mais dinâmica e permanente.
Sabendo disso, é válido ressaltarmos que os jogos empresariais diferem de jogos comuns, veja:

Jogos comuns → com regras, sistema de pontuação e um objetivo bem estabelecido, são capazes de gerar emoção nos participantes. Além disso, a participação é expressamente espontânea. Podemos dar como exemplo os próprios videogames ou jogos de tabuleiro.

Jogos empresariais → estes, apesar de possuírem todas as características de um jogo comum, não apresenta a intenção de entreter, e sim de entregar um conteúdo direcionado a treinar os colaboradores.

Há modalidades de jogos de empresas que podem ser implementadas conforme as necessidades da equipe.

Há diversos benefícios que são conquistados a partir dos jogos de empresas, veremos 3 deles abaixo.

Segurança no Trabalho
Uma vez em que seus colaboradores passam por treinamentos, eles se sentem mais seguros e confiantes de assumir suas funções.

ROI Positivo
Os jogos de empresas, quando comparados com treinamentos presenciais, são mais econômicos, principalmente quando se adota o mobile learning, onde os colaboradores tem a oportunidade de se capacitar pelo próprio celular.

Logo, as chances do ROI ser positivo aumentam, tanto pelos métodos do ensino remoto quanto pela sua implementação, que tem o custo mais reduzido.

Maior Dinâmica e Engajamento
A desmotivação do colaborador para participar e engajar em treinamentos corporativos pode tirar o sono de muitos gestores. Devido ao excesso de conteúdo ou tipo de apresentação escolhida, podem acabar minando o objetivo de otimizar a habilidade dos talentos.

Para reverter esse cenário comum, os jogos empresariais entregam maior dinâmica e flexibilidade de ensino, além de facilitar a adaptação ao negócio e conquistar o engajamento dos colaboradores e competição positiva entre as equipes.

Os jogos de empresas impulsionam o trabalho de gestores de RH e outros departamentos e facilitam a mensuração de resultados e esforços em treinamentos.

Para adotar essa solução, avalie primeiro quais setores necessitam de aperfeiçoamento. Além disso, qual o perfil dos colaboradores que devem ser capacitados?

Dessa forma, é possível determinar qual é a melhor modalidade e método de treinamento.

Fonte: https://www.gupy.io/blog/jogos-empresariais