O que é gestão Comportamental

A gestão comportamental é uma ferramenta para gerenciar equipes com base nos seus traços de comportamento. Então, para que seja aplicada, é necessário realizar primeiro um mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores da empresa.
Assim, a partir da compreensão dos padrões e tendências comportamentais dos indivíduos, será possível estruturar planos estratégicos para o aproveitamento de suas capacidades. Tudo isso contribui para a melhora da produtividade e do engajamento. No médio e longo prazo, também favorece um processo de gestão de pessoas mais eficiente.
O conceito de gestão comportamental surgiu na década de 1950, a partir de estudos dos psicólogos Abraham Maslow e Frederick Herzberg.
Para tal, os pesquisadores tiveram como base teorias sobre motivação, objetivos e comportamento humanos.
A partir daí, surgiram também novas perspectivas sobre o mundo do trabalho. Desde então, esse método vem sendo, cada vez mais, utilizado por profissionais de Gente e Gestão, em busca de melhores indicadores de RH e resultados corporativos.
A gestão comportamental é uma metodologia estratégica para manutenção do engajamento, aumento da produtividade e bom clima organizacional. Além disso, se aplicada desde o recrutamento e seleção, auxilia profissionais de RH e gestores na construção de times mais completos e alinhados entre si.
Como resultado, será possível:
Delegar tarefas de forma mais direcionada;
Realizar qualificações e programas de desenvolvimento coerentes com a realidade do setor;
Conquistar melhores resultados de negócio;
Reduzir falhas e a necessidade de retrabalho;
Promover projetos que valorizem as habilidades e competências da equipe;
Diminuir a rotatividade de pessoal (turnover);
Realizar contratações mais certeiras.