O que é Tecnologia Cognitiva?

A tecnologia cognitiva permite que grandes volumes de informações sejam manipulados para gerar novas ideias e soluções. Mas ela vai muito além da coleta e tratamento de dados, pois ultrapassa os limites da mera execução do que está programado.
As soluções pautadas em tecnologia cognitiva são amparadas na inteligência cognitiva, ou seja, na capacidade de aquisição e processamento de conhecimento pelas máquinas. Isso é, computadores ensinados a realizar atividades por meio da experiência e repetição.
Por meio de modernos algoritmos, a tecnologia cognitiva é um novo sistema de computação inteligente, em que os computadores aprenderão a executar tarefas assim como os humanos.
Quais os princípios da Tecnologia Cognitiva e como ela funciona?
A tecnologia cognitiva pode simular aspectos do pensamento humano, como o raciocínio, a compreensão e a aprendizagem. Dessa forma, vai além do processamento das informações, conseguindo aprender com as bases de informação. Assim, desenvolve raciocínio próximo ao do ser humano, apoiado em algoritmos eficazes.
Esse tipo de tecnologia permite identificar novas alternativas para os produtos e/ou serviços que a empresa precisa, fornecendo grandes insights.
Além disso, seu objetivo é auxiliar as pessoas em tarefas específicas, que demandam agilidade e grande poder de processamento de dados e informações. Por isso, pode apoiar em diferentes atividades, inclusive o recrutamento e seleção das empresas.