Cuidar da Saúde do Trabalhador aumenta a produtividade?

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 5% da população mundial e cerca de 58% das pessoas com mais de 10 anos fazem parte da força de trabalho em várias partes do mundo. Em outras palavras, eles são responsáveis ​​pela manutenção da base econômica e material da sociedade. Nesse sentido, a sociedade depende da capacidade de trabalho de sua população. E então a saúde dos funcionários passa a ser condição básica para a produtividade e desenvolvimento dos países.

Apoiar e considerar a saúde dos colaboradores deve começar nas empresas com programas, iniciativas e atividades que estimulem e valorizem constantemente sua importância. Hoje, a saúde ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem-estar dos colaboradores e melhorar a produtividade do trabalho, a eficiência, a motivação e a satisfação do ambiente de trabalho.

A produtividade e o papel do RH na saúde do trabalhador

A OMS acredita que a saúde dos trabalhadores é um grande desafio tanto para as empresas quanto para a sociedade. Há vários obstáculos a serem superados, como tecnologia avançada, novas substâncias químicas, o envelhecimento da população trabalhadora, o surgimento de novas doenças ocupacionais de diversas origens.

É por isso que as medidas preventivas de saúde no local de trabalho são tão importantes no ambiente de trabalho. Um trabalhador saudável que se sente confortável produz muito mais do que aquele que não se sente bem. Essa produtividade é expressa de forma qualitativa, ou seja. melhora os relacionamentos, a compreensão do cliente, traz clareza de pensamento, comunicação, motivação e confiança. E quantitativamente, aumentando as vendas, reduzindo desperdícios e acidentes de trabalho.

O papel do setor de RH da empresa divide-se, portanto, na seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, cuja tarefa é proporcionar um ambiente agradável onde a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores faz parte da cultura da empresa.

Confira abaixo algumas das vantagens que o cuidado com a saúde do trabalhador pode representar para sua empresa! 

• Redução do Absenteísmo

Quando a saúde está prejudicada, é normal o colaborador deixar de ir ao trabalho. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) avaliou que as principais razões para o trabalhador se afastar das suas funções, são dores nas costas, no pescoço e gripes.
Além dessas causas, os acidentes de trabalho também impactam no absenteísmo. O Ministério do Trabalho e Emprego indica que mais de 700 mil acidentes de trabalhos acontecem diariamente no Brasil.  E, diferentemente das gripes e dores, os afastamentos por acidentes de trabalho assumem gravidades maiores e até ações trabalhistas.
Para que o absenteísmo possa ser reduzido, o ideal é a empresa realizar um acompanhamento constante. Afinal, profissionais que cuidam de sua saúde regularmente estão menos propensos a desenvolverem doenças.

• Diminuição de licenças

Consequências do absenteísmo, as licenças e afastamentos por motivos de saúde prejudicam a corporação. Além de estar sem o trabalho do profissional, a empresa precisará se remodelar para que aquela função não fique sem um trabalhador pelo período da licença.
Para que haja uma diminuição das licenças, a empresa pode promover campanhas de prevenção. Afinal, trabalhadores que cuidam da sua saúde ficam mais dispostos e ativos para executar suas tarefas diárias. 

• Minimiza possíveis ações judiciais

As doenças decorrentes do trabalho são comuns, por esforço repetitivo, trabalho em locais insalubres, má posição, entre outros. Essas doenças representam, juntamente com os acidentes de trabalho, os principais motivos para ações judiciais contra a empresa.
Então, melhor que remediar é prevenir. Assim, mais uma vez, é importante destacar que o cuidado com a saúde do trabalhador reflete em diversos campos, inclusive no financeiro. 

• Aumenta a produtividade

Estudo da área de Recursos Humanos comprovaram que profissionais satisfeitos com seu trabalho são até 10% mais produtivos que o profissional insatisfeito. Além disso, trabalhadores saudáveis e satisfeitos direcionam mais energia produtiva pelas causas da empresa, aumentando o rendimento, a produtividade e a lucratividade da corporação.