Empatia no Trabalho, Por que é uma habilidade interpessoal necessária?

Empatia no trabalho é o exercício da escuta ativa e compreensão de sentimentos para ajudar colegas no ambiente de trabalho. É uma habilidade útil para projetos em equipe e que destaca profissionais no mercado.

A vida profissional e a pessoal foram, por muitas vezes, classificadas como distintas e intransponíveis. Mas a linha que as separa tem se dissipado conforme a discussão sobre o assunto evolui.

Podemos afirmar, então, que essas duas vidas coexistem: não é possível (nem saudável) separá-las. Por esse motivo que a empatia no trabalho é uma habilidade interpessoal essencial.

Conseguir entender por completo as emoções, sentimentos e pensamentos de outras pessoas, fortalece as relações de trabalho, ao mesmo tempo que constrói um ambiente saudável e seguro.

Por que a empatia é uma habilidade necessária no trabalho?

Cria um ambiente acolhedor e de suporte
Além da perspectiva individual, quando olhamos para o grupo, acreditamos que a empatia demonstrada no trabalho ajuda a criar um ambiente amigável entre os colegas. Como parte da natureza do trabalho, a empatia pode ajudar as pessoas a compartilhar sentimentos e desafios sem medo ou culpa.

Auxilia nos laços entre pessoas
Quando os indivíduos se reúnem para um objetivo comum, chamamos esse grupo de comunidade. Uma comunidade é criada em torno da empresa onde as conexões podem ser fortes e duradouras. Mas isso requer empatia. Nesse sentido, a empatia no trabalho ajuda a fortalecer os vínculos e vínculos estabelecidos na empresa, resultando em relacionamentos mais saudáveis.

Fornece maior segurança psicológica
Na conversa, deixe claro que os sentimentos da pessoa são válidos e que você os compreende. Isso ajuda a criar um ambiente de maior segurança psicológica onde as pessoas têm pouco (ou muito pouco) medo de retaliação ou confronto.
Ambiente seguros e saudáveis psicologicamente ajudam a aumentar a criatividade, reduzir o turnover e melhorar a satisfação como um todo.