O que é Mapeamento de Competências e qual o seu Objetivo?

O mapeamento de competências consiste no entendimento e organização do leque de habilidades esperadas e desenvolvidas nos profissionais de uma empresa. Por isso, é projetado para avaliar as competências técnicas (hard skills) e as habilidades comportamentais (soft skills).
Pensando no conceito, o termo ‘competência’, no âmbito da gestão em Recursos Humanos, surgiu nos anos 70 e 80. Porém, só passou a fazer parte de forma mais cotidiana na linguagem corporativa em meados de 1990.
As competências, de um modo geral, são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para desempenhar determinada função. Já as competências organizacionais são o conjunto de fatores que diferenciam uma empresa. Tudo isso ajuda a formar a identidade da organização nos mercados em que atua.
Veja, abaixo, alguns exemplos de habilidades que podem ser contempladas no mapeamento de competências!
As hard skills são as habilidades técnicas aprendidas por meio de cursos, treinamentos, workshops e formação acadêmica. Trata-se de todo o aprendizado adquirido e que pode ser transmitido em aspectos físicos ou tangíveis. São exemplos:
Uso de algum software;
Proficiência em outro idioma;
Gestão de projetos;
Domínio em programação, entre outros.
As soft skills estão associadas aos traços comportamentais e aos aspectos emocionais dos indivíduos. Por isso, são habilidades que podemos desenvolver ao longo da vida e que podem ser aperfeiçoadas com o autoconhecimento e as experiências adquiridas.
Por se tratar de uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados, o mapeamento de competência permite uma melhor identificação e aprimoramento dessas habilidades.
Veja alguns exemplos de soft skills:
Comunicação eficiente;
Gestão das emoções;
Empatia;
Flexibilidade;
Solução de problemas;
Visão estratégica, entre outros.